MENU

Blog

dsc6957

Cartórios têm falta de mesários voluntários e tentam ocupar vagas para eleições no Sul de MG

Os cartórios eleitorais de Varginha (MG) e Pouso Alegre (MG) ainda registram falta de mesários para as eleições municiais 2020. Ainda sobram vagas a menos de um mês para as eleições, marcadas para 15 de novembro. A pandemia seria a principal causa da falta de voluntários.

Já Poços de Caldas (MG) tem as vagas preenchidas e trabalha como uma espécie de “lista de espera”.

Varginha

A zona eleitoral 281, que compreende as cidades de Varginha (MG), Elói Mendes (MG) e Carmo da Cachoeira (MG), possui 128.608 eleitores e 1.104 vagas para mesários. Segundo a analista judiciário administrativo, Cláudia Barcelos Campos, até esta quinta-feira (22), havia 27 vagas disponíveis para voluntários.

“Sempre tivemos mais mesários voluntários que vagas. Este ano, porém, estamos com déficit. Isso porque não pudemos convocar os profissionais da área da saúde que trabalham em hospitais ou que atendem pacientes com Covid-19”, explicou.
Ela conta que, além dos trabalhadores da saúde, pessoas que estão em grupos de risco têm pedido dispensa. “Muitos mesários antigos que já trabalhavam há muitos anos estão pedindo dispensa, seja pela idade acima de 60 anos, seja por problemas de saúde como hipertensão ou diabetes”, explicou.

Cláudia diz que os pedidos de dispensa têm ocorrido com frequência. “Desde agosto estamos convocando e ainda não fechamos porque há pedidos de dispensa todos os dias”, finalizou.

Pouso Alegre

A seção 227, que compreende os municípios de Pouso Alegre (MG), Borda da Mata (MG), Senador José Bento (MG) e Tocos do Mogi (MG), possui 135 mil eleitores e 1.280 vagas para mesários.

Segundo Nilton Gonçalves Júnior, chefe do cartório de Pouso Alegre, cerca de 75% das vagas foram preenchidas. “Está tudo dentro da normalidade. Ficamos receosos que, por causa da pandemia, fosse uma crise maior”, afirmou.

Nilton garante que ainda há vagas a serem preenchidas. “Estamos conseguindo convocar na medida do possível e ir preenchendo as seções. Quem procura por uma vaga como voluntário hoje encontra facilmente uma vaga”.
Os voluntários que compõe os grupos de risco foram identificados e as substituições foram feitas. “Outras pessoas que foram convocadas e que possuem mais de 60 anos compareceram ao cartório e pediram dispensa”, contou.

Poços de Caldas

A cidade de Poços de Caldas possui duas zonas eleitorais: 350 e 222. Na primeira, são 732 vagas para mesários e cerca de 70.100 eleitores.

O técnico judiciário Leandro Vital disse que muitos voluntários pediram afastamento em virtude da pandemia causada pelo novo coronavírus. “Mas conseguimos manter as vagas ocupadas”, disse.

Já na zona eleitoral 222, são 768 vagas para mesários e 70.226 eleitores de Campestre (MG), Bandeira do Sul (MG) e parte da cidade de Poços de Caldas.

Segundo a analista judiciária Lívia Stela, o quadro de voluntários está completo. “Temos o quadro completo, mas sempre precisamos de voluntários já que muitos pedem dispensa por vários motivos. É como um banco de reserva”, explicou.
Ela também falou que a zona 222 teve uma baixa de 15% por causa da Covid 19. “Foram dispensados todos os voluntários dos grupos de risco, maiores de 60 ou que tenham conivência com grupos de risco e o pessoal que trabalha na saúde”, disse.

Solução

O cartório de Varginha firmou convênios com faculdades locais para que os alunos dessas instituições possam ganhar horas complementares em troca do voluntariado. “Também enviamos mensagens para as rádios, jornais e internet pedindo que eles divulguem para nós a necessidade que temos de mesários voluntários”, contou Cláudia.

Existem outras funções para voluntários, além da vaga de mesário. Segundo citaram os funcionários dos cartórios eleitorais entrevistados, há funções em áreas de apoio e logística.

Um exemplo é a função de coordenador de seção. Em Pouso Alegre, por exemplo, são oferecidas 50 vagas para o cargo, mas elas costumam ser ocupadas mais rápido.

Serviço

Para saber mais sobre como ser um voluntário nas eleições basta acessar a página do Tribunal Superior Eleitoral (TSE). As inscrições podem ser feitas na página da Justiça Eleitoral ou diretamente com nos e-mails:

Varginha: zona281@tre-mg.jus.br.
Pouso Alegre: zona227@tre-mg.jus.br.
Poços de Caldas: zona350@tre-mg.jus.br ou zona222@tre-mg.jus.

CURTA NOSSO FACEBOOK
SUA MARCA NA RÁDIO VIVA
FALE COM A RÁDIO PELO VIVA ZAP
Whatsapp Rádio VIVA FM (35) 9 9807-2857

(35) 9 9807-2857