MENU

Blog

laboratorio

Laboratório da regional de Saúde inaugurado em Pouso Alegre deve atender 53 cidades

Pouso Alegre (MG) inaugurou nesta quinta-feira (29) um laboratório da regional de Saúde. A estrutura deve atender toda a rede de saúde pública de 153 cidades, das regionais de Alfenas, Passos, Pouso Alegre e Varginha (MG).

O trabalho deve atingir quase 3 milhões de pessoas. O local irá trabalhar em análises como de qualidade da água e exames de doenças como dengue, HIV, leishmaniose, malária e tuberculose.

O secretário estadual de Saúde, Carlos Eduardo Amaral, participou da inauguração e falou sobre o novo laboratório. “É uma estrutura nova. O laboratório agora tem condição de ter expansão. E neste momento, nós estamos revendo toda a estrutura dos SUS, que nós estamos revendo todos os laboratórios também, aqui em Pouso Alegre nós teremos a capacidade de, daqui pra frente no nosso plano de reestruturação, trazer novos exames e agregar muito valor à região”, detalhou.

A estrutura também pode ser usada para análises de testes da Covid-19, mas a atividade só deve acontecer caso haja demanda real. “Nós temos hoje maquinário para fazer exame sorológico de Covid. Hoje, nós já temos 15 laboratórios conveniados, que são da rede de Saúde pública, para o Covid. E a capacidade operacional hoje já está superdimensionada em relação à demanda. Então, não justifica neste momento colocar em operação esse exame em detrimento de outros. Mas caso aumente a demanda, este laboratório está pronto”.

Ainda conforme o secretário, o coronavírus no estado caminha para um cenário de estabilização. Hoje, a taxa de ocupação de leitos está em menos de 20%.

“Nós já vínhamos tendo uma tendência à queda desde o final de julho. Mas nas últimas duas semanas essa queda acelerou bastante. Inclusive a mortalidade está caindo bastante, número de diagnósticos está caindo. Então não tem dúvidas que está em tendência de queda”.

CompartilharShare on FacebookShare on Google+Tweet about this on TwitterPin on Pinterest
CURTA NOSSO FACEBOOK
SUA MARCA NA RÁDIO VIVA
FALE COM A RÁDIO PELO VIVA ZAP
Whatsapp Rádio VIVA FM (35) 9 9807-2857

(35) 9 9807-2857