MENU

Blog

mutirao

Mutirão de oftalmologia atende 240 alunos da rede municipal em Pouso Alegre, MG

Pelo menos 240 alunos da rede municipal de ensino de Pouso Alegre (MG) participam nesta quarta (29) e quinta-feira (30) de um mutirão de oftalmologia. A ação, em parceria das secretarias municipal de saúde e de educação, foi para identificar problemas na visão que prejudiquem o aprendizado em sala de aula.

Os alunos serão atendidos ao longo dos dias na policlínica municipal, no bairro São Geraldo. Eles foram selecionados em uma triagem e tiveram o atendimento agendado previamente.

Este é o segundo ano da ação. Em 2018, foram atendidos 150 alunos; 10% tinham algum tipo de doença grave.

“Tem pai e mãe que é até surpreendido muitas vezes quando recebe a ligação da escola que o filho pediu para vir para uma consulta. E 70% dos casos precisam fazer uma revisão do óculos ou fazer um acompanhamento”, explicou a secretária de educação Leila de Fátima Fonseca.

Segundo o oftalmologista Eduardo Macedo, a maioria dos problema está ligada ao grau da visão. “Ou que não foi, ou não fala, ou disfarça, ou porque não está monitorando. Mas é isso que deixa a criança com dificuldade no colégio. O que precisa depois é manter, acompanhar”, defende.

Segundo a secretaria de Saúde, o aluno diagnosticado com algum problema já sai do mutirão com a receita do óculos. Caso sejam necessários mais exames, os pedidos também são feitos.

Segundo dados da Sociedade Brasileira de Oftalmologia, a deficiência visual é responsável pela evasão escolar de 22,9% dos estudantes no ensino fundamental. A estimativa é que cerca de 7,5 milhões de crianças em idade escolar tenham algum tipo de problema de visão.

CompartilharShare on FacebookShare on Google+Tweet about this on TwitterPin on Pinterest
CURTA NOSSO FACEBOOK
SUA MARCA NA RÁDIO VIVA
FALE COM A RÁDIO PELO VIVA ZAP
Whatsapp Rádio VIVA FM (35) 9 9807-2857

(35) 9 9807-2857