MENU

Blog

cancermama

Mutirão fará mais de 300 exames de prevenção ao câncer de mama em Pouso Alegre, MG

Doença é responsável por mais de 28% de novos casos de câncer no Brasil.
Mais de 300 exames de prevenção e detecção do câncer de mama serão feitos de graça em Pouso Alegre (MG) para zerar a fila de espera que existe atualmente na cidade. A doença é responsável por mais de 28% dos novos casos de câncer no Brasil e apesar de ser um procedimento simples, muitos pacientes não fazem.
“Ainda tem sim mulheres que são resistentes, que chegam com doença já com 1 ano de duração, que não tiveram coragem de falar para a família, tiveram medo do tratamento, medo da consequência, a gente não pode ter medo”, disse a médica Camila Prado Vasconcelos.
Segundo a médica, casos de câncer de mama têm sido cada vez mais comuns tanto em mulheres quanto em homens.
“É uma doença que afeta na maior parte das vezes as mulheres, mas em 1% das vezes pode afetar os homens, a gente fazendo um diagnóstico precoce a gente consegue altas taxas de cura da doença, que têm uma incidência muito alta, cada vez maior, cada vez mulheres mais jovens tendo a doença”, completou Camila.
Para que o diagnóstico seja feito o quanto antes, outubro foi escolhido como o mês para o desenvolvimento de campanhas de conscientização à doença. Nesta quarta-feira (18), a prefeitura em parceria com o Hospital Santa Paula, realizou na Praça Senador José Bento, no Centro de Pouso Alegre, um mutirão de cadastramento. O objetivo é marcar pelo menos 300 exames até o fim do mês, tudo de graça.
No entanto, além do mutirão, os pacientes têm outras opções para agendar o exame.
“A faixa etária é de 50 a 69 anos, fora dessa faixa etária, só para mulheres que algum nódulo, alguma alteração no exame clínico, ou mulheres que têm histórico de câncer de mama na família. Essas mulheres têm que procurar a unidade de saúde mais próxima para conversar e ser orientada corretamente sobre o agendamento”, disse a enfermeira Letícia Caetano Borges.

CompartilharShare on FacebookShare on Google+Tweet about this on TwitterPin on Pinterest
CURTA NOSSO FACEBOOK
SUA MARCA NA RÁDIO VIVA