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NOVAS REGRAS PARA PROTEGER IDOSOS DE GOLPES BANCÁRIOS

Devido ao aumento de 60% em tentativas de golpes financeiros contra idosos durante a pandemia de Covid-19, a Febraban (Federação Brasileira de Bancos) anunciou que, a partir de 2021, serão adotadas um conjunto de novas regras para proteger os clientes idosos.

Nada mais justo, já que são os clientes, em conjunto com os bancários, os responsáveis pelo bom rendimento da empresas. Os bancos têm que se responsabilizar pela segurança dos correntistas.

Entre as medidas serão ofertados o Não Perturbe, que bloqueia as ligações de telemarketing, e o Serviço de Alerta, que, ao ser contratado, comunica transações e movimentações. Além da possibilidade de cadastro do número do consumidor idoso ou de uma pessoa de confiança.

Sem falar que alguns bancos chegaram a registrar crescimento de mais de 80% nas tentativas de ataques através de e-mails. As organizações financeiras que aderirem ao programa terão que seguir as regras e serão supervisionadas. No caso de descumprimento, serão punidas.

A Febraban (Federação Brasileira de Bancos) anunciou hoje que as instituições financeiras se comprometeram a adotar a partir de 2021 um conjunto de ações para proteger os clientes idosos. Essa proteção foi adotada levantamento da Febraban indicar que houve um aumento de 60% em tentativas de golpes financeiros contra idosos durante a quarentena.

Que regras são essas que serão adotadas? Entre as medidas que foram anunciadas estão:

Não Perturbe: serviço de bloqueio de ligações de telemarketing;
Bloqueio de transações: os bancos poderão bloquear movimentações ou transações financeiras suspeitas, atípicas ou recorrentes caso o consumidor se declare em situação de abuso patrimonial;
Serviço de alerta: bancos poderão oferecer, mediante contratação, um serviços de alerta de transações e movimentações, com a possibilidade de cadastro do número de telefone do consumidor idoso ou de pessoa de sua confiança;
Atendimento prioritário no SAC: quando as demandas não puderem ser solucionadas no primeiro atendimento, as Instituições vão priorizar o tratamento de demandas registradas pelos consumidores idosos no SAC e na Ouvidoria.
Treinamento: as instituições vão treinar e capacitar funcionários em temas voltados à proteção e direitos dos consumidores idosos.
Quando as regras entram em vigor? A partir de janeiro de 2021. Já a possibilidade de bloqueio e o serviço de alerta de movimentações ou transações, entrará em vigor 180 dias após a publicação da norma, por demandarem desenvolvimento de sistemas.

Como funciona a autorregulação para o tema? Os bancos que aderirem ao programa se comprometem a seguir as regras são supervisionados e podem sofrer punição em caso de descumprimento.

Que golpes são esses? Entre os exemplos estão as ligações para a casa dos clientes, nas quais o estelionatário diz ser do banco e pede para confirmar algumas informações, como dados pessoais e senhas. Ao fornecer informações pessoais e sigilosas, como a senha, o consumidor expõe sua conta bancária e seu patrimônio aos golpistas.

Há também casos em que o fraudador se apresenta como um “funcionário do banco” e pede para o cliente realizar uma transferência como um teste. Os bancos nunca ligam para clientes para realizar transações.

Durante o período de quarentena, as instituições financeiras chegaram a registrar aumento de mais de 80% nas tentativas de ataques de phishing- que se inicia por meio de recebimento de e-mails que carregam vírus ou links e que direcionam o usuário a sites falsos, que, normalmente, possuem remetentes desconhecidos ou falsos.

O golpe do falso motoboy teve aumento de 65% durante o período de isolamento social. Nele, criminosos entram em contato com as vítimas se fazendo passar pelo banco para comunicar a realização de transações suspeitas com o cartão de crédito do cliente. Usando técnicas de convencimento para obter dados, os golpistas informam que um motoboy será enviado para recolher o cartão supostamente clonado para que sejam feitas outras análises necessárias para o cancelamento das compras irregulares.

Para passar uma imagem de segurança, alerta a Febraban, os criminosos orientam a vítima a cortar o cartão ao meio, para inutilizar a tarja magnética, antes de entregá-lo ao motoboy. No entanto, o chip permanece intacto, o que permite que a quadrilha faça compras com o cartão, ainda que o plástico esteja partido ao meio.

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