MENU

Blog

sol-suldeminas

Sul de Minas tem recorde histórico de temperaturas máximas; veja previsão para outubro

Outubro começou com altas temperaturas logo no início da manhã desta quinta-feira (1º) no Sul de Minas. Na quarta-feira (30), último dia de setembro, cidades da região tiveram recorde histórico de temperaturas máximas.

Segundo a Somar Meteorologia, Varginha registrou 35,5ºC. O distrito de Monte Verde, em Camanducaia (MG), conhecido pelas baixas temperaturas no inverno, teve recorde histórico de 30º C.

“Foi um recorde histórico, inclusive várias cidades do país registraram. Isso acontece porque neste momento nós estamos passando por essa onda de calor que é forte e tem um efeito acumulativo. Começamos no fim do verão com falta de chuva, que cortou muito cedo. E quando chegamos na estiagem, no inverno, já tínhamos déficit hídrico, já registramos falta de chuva no Sudeste. Com isso, a umidade do solo diminuiu, da atmosfera diminuiu, agora com a onda do calor, que é comum pra essa época do ano, encontrou pouquíssima umidade”, explicou Maria Clara Sassaki, meteorologista da Somar.

A previsão para o início do mês é de temperaturas elevadas, provocadas pela forte onda de calor. O panorama, no entanto, deve mudar em todo o Sul de Minas a partir da segunda metade de outubro.

“Teremos temperaturas muitíssimo elevadas neste início de outubro, início da primavera. Isso dá a falsa sensação de que está muito calor agora e que no verão as temperaturas vão ser ainda mais elevadas, mas isso não é verdade. A partir da metade do mês a chuva já começa a voltar pro Sudeste do Brasil e tem expectativa de maiores acumulados na região e as temperaturas tendem a diminuir”, detalhou.

São Sebastião do Paraíso, considerada a cidade mais quente do Sul de Minas pela Somar, ainda deve sofrer com as altas temperaturas, especialmente até sexta-feira (2), dia mais quente da atual onda de calor.

“No fim de semana, nós teremos uma frente fria que consegue chegar até o Sudeste do Brasil. Ela não traz condições de chuva, mas muda a direção dos ventos, com isso a temperatura diminui um pouquinho, o que já alivia a sensação de calor”.

Depois da passagem da frente fria, até o meio da próxima semana, as temperaturas voltam a subir e continua quente até pelo menos os dias 15 e 16 de outubro. A chuva, segundo a Somar, vem a partir do meio do mês em forma de pancadas isoladas e mal distribuídas.

“Mas conforme for passando o mês de outubro e também até o final da estação, a tendência é que a chuva se torne mais frequente e com maior volume acumulado. Entramos na estação sob efeito do Lã Nina que favorece o corredor de umidade que forma muitas nuvens de chuva e deixa vários dias chuvosos, inclusive no Sul de Minas. Então a tendência para o fim da primavera e verão é que tenhamos varias ocorrências deste corredor de umidade. A chuva deve ser inclusive acima da media no Sul de Minas”.

CompartilharShare on FacebookShare on Google+Tweet about this on TwitterPin on Pinterest
CURTA NOSSO FACEBOOK
SUA MARCA NA RÁDIO VIVA
FALE COM A RÁDIO PELO VIVA ZAP
Whatsapp Rádio VIVA FM (35) 9 9807-2857

(35) 9 9807-2857