Kantar IBOPE Media aponta que 3/4 dos mineiros ouvem rádio; 82% dos ouvintes confiam no meio
Pesquisa apresentada pela AMIRT mostra um mapa completo do consumo de rádio no interior de Minas Gerais
A força expressiva do rádio em Minas Gerais já era algo inimaginável pelo impacto que as emissoras causam no dia a dia da população e também pelos dados de consumo do meio na Grande Belo Horizonte, praça dona do maior alcance de rádio no país. Mas agora é possível saber sobre essa força em números: a AMIRT (Associação Mineira de Rádio e Televisão) apresentou na semana passada um estudo da Kantar IBOPE Media que mapeia o consumo do veículo no interior do estado. E entre as descobertas está o fato de que 3/4 dos mineiros, ou seja, 74% afirmam ouvir rádio nos últimos 90 dias, com 56% ouvindo nas últimas 24 horas. E 82% dos ouvintes confiam no que ouvem no rádio.
Entre os ouvintes de rádio no interior de Minas Gerais, 88% ouvem pelo FM, 15% pelo AM e 12% pela internet, sendo que uma pessoa pode consumir mais de um modo de transmissão. 40% dos ouvintes dedicam mais de 2 horas ao dia ouvindo o meio, sendo que 21% afirmam ouvir mais de 4 horas ao dia.
Outro recorte interessante da pesquisa foi sobre “renovação de público”. Conhecido por ter uma audiência fiel, o levantamento relacionado ao rádio no interior de Minas Gerais apontou que 20% dos ouvintes ouvem rádio há menos de três anos, segmento com uma alta participação do público jovem (12 a 19 anos). Já 57% dizem ouvir rádio há mais de 20 anos.
A audiência de rádio em Minas Gerais tem a casa como o principal local de escuta (62%), seguida pelo local de trabalho (20%), no carro (18%) e em trajeto (7%).
Já sobre dispositivos utilizados para ouvir rádio no interior mineiro, 75% utilizam o receptor FM/AM tradicional, 21% o celular, 21% rádio do carro e 11% por aplicativos, lembrando que um ouvinte pode usar mais de um tipo de dispositivo em sua rotina de escutas.
Entre assuntos que os ouvintes mais gostam de ouvir, destaque para música (68% afirmam consumir esse tipo de mídia no rádio), esportes/futebol (37%), programação religiosa (34%), noticiário (31%), cultura (20%), político (12%), economia (11%), mídia e famosos (9%), entre outros gêneros. E no recorte sobre música, 7 em cada 10 ouvintes gostam de ouvir sertanejo no rádio.
Motivos para se ouvir rádio
Segundo a pesquisa, para 89% dos mineiros ouvintes de rádio residentes no interior do estado o meio é importante no seu dia-a-dia. O levantamento traz um “top 5 motivos” para se ouvir rádio: 56% dos entrevistados dizem que o rádio faz companhia enquanto realiza outras atividades, 49% diz que o veículo traz notícias de forma rápida, 44% para ouvir música, 31% traz informações sobre a região/cidade onde reside e 22% afirmam que o rádio é uma fonte de informação confiável.
Credibilidade
72% dos ouvintes do interior de Minas Gerais usam a rádio da cidade como referência para se informar com credibilidade, contra 28% pela TV e 13% pelo jornal. A pesquisa também destacou que 82% dos ouvintes confiam no que ouvem no rádio.
O levantamento mostra que 87% dos ouvintes de rádio se lembram de ter ouvido algum comercial em formato de áudio nos últimos 30 dias e 52% dos ouvintes de rádio já compraram ou pesquisaram algum produto em função de um anúncio de rádio.
Busca pelo podcast
A pesquisa mostrou que, entre a população geral do interior de Minas Gerais, 34% declaram ter ouvido podcast nos últimos 90 dias. Já entre o público declarado ouvinte de rádio, esse percentual vai para 37%. E os assuntos mais buscados nesse formato de áudio digital são: política (40%), música (34%), humor (32%), entrevistas (32%), esportes (25%), entre outros.
A pesquisa e Minas Gerais
Segundo a AMIRT e a Kantar Ibope Media, o levantamento foi feito entre os dias 4 e 14 de agosto deste ano, no formato de pesquisa quantitativa, com coleta 100% Face to Face, usando questionário de auto declaração com perguntas objetivas. Foram coletadas 1.500 entrevistas de pessoas com 12 anos ou mais, residentes no interior do estado.
Os dados foram apresentados e debatidos na semana passada, dia 29, em debate realizado pela AMIRT e que contou com a participação do professor e consultor de rádio e TV, Fernando Morgado, de Tiago Pena, profissional de marketing e especialista em comunicação digital e também da jornalista e especialista em marketing estratégico, Marina Alves.O webinar teve tema “O rádio em Minas Gerais: dados e tendências”.
Vale recordar que, na pesquisa que considera as 13 praças nacionais regulares da Kantar IBOPE Media, a Grande Belo Horizonte costuma mostrar alguns dos melhores números do rádio brasileiro. E foi assim na última edição do Inside Radio 2022, com 90% dos residentes da região afirmando que ouvem rádio, com uma média de quase 4 horas diárias de consumo.