Saque do FGTS inativo termina no dia 31; veja como retirar o dinheiro
Termina na próxima segunda-feira (31) o prazo para saque do dinheiro das contas inativas do FGTS. O benefício é válido para os trabalhadores que pediram demissão ou foram demitidos por justa causa até o fim de 2015.
Veja como fazer o saque:
O que é necessário para sacar o FGTS inativo e até quando pode ser retirado?
Ter contrato de trabalhos antigos, dos quais pediu demissão ou foi demitido por justa causa até 31 de dezembro de 2015. O prazo para saque das contas inativas se encerra em 31 de julho de 2017. É preciso ter em mãos o documento de identificação e a Carteira de Trabalho, ou outro documento que comprove a rescisão do contrato.
Após 31 de julho, o dinheiro só poderá ser acessado seguindo as regras gerais do fundo de garantia, como a compra da casa própria, na aposentadoria ou em caso de doenças graves.
Posso transferir o dinheiro do FGTS para outro banco?
Sim. Durante o horário bancário, as transferências são feitas via TED, e o dinheiro cai na conta no mesmo dia. No Doc, o dinheiro fica liberado no dia útil seguinte.
Não consegui sacar o FGTS. Vou ficar sem o dinheiro?
Quem não conseguiu sacar o dinheiro porque o empregador não deu baixa na carteira precisa levar o termo de rescisão de contrato de trabalho até o dia 31.
Já quando há um problema na Caixa, o trabalhador poderá receber depois do prazo se fizer o pedido até o fim do mês. A Caixa terá mais um mês para solucionar o problema.
É vantajoso sacar o FGTS inativo?
O dinheiro parado no FGTS tem rentabilidade baixa (de 3% ao ano mais TR), abaixo da inflação. Já na poupança, o dinheiro renderia mais 6,17 ao ano mais a TR.